O povo de Vitória do Mearim e, num contexto geral, o povo do Maranhão, está vivendo, mais uma vez, um momento ímpar na constituição de sua história.
Mais um pleito eleitoral se aproxima e, de acordo com a decisão que nós, enquanto protagonistas da transformação social, econômica e cultural, tomarmos no dia 03 de outubro, resultará ou não na mudança do destino de mais de 6 milhões de maranhenses.
Nesse contexto, a juventude de Vitória do Mearim, vem por meio deste ato republicano e democrático, se posicionar de forma cívica, honesta e transparente a favor de uma Cidade e de um Estado mais digno e justo.
Buscamos uma vida melhor com melhores oportunidades de crescimento pessoal e profissional para os milhões de jovens que vivem nessa terra; a todos os pais e mães de família; também a todos os idosos que tanto contribuíram ao longo de suas vidas; lutamos por uma melhor atenção e cuidado às crianças e adolescentes.
Roseana Sarney diz que “o Maranhão é só felicidade” e que “o Maranhão está bombando”. O Maranhão é só felicidade para seus aliados, que estão enriquecendo. O que está bombando é o bolso da família, que detém as terras onde foi detectado gás, em Capinzal do Norte, enquanto milhares de maranhenses tentam a sorte em outros Estados, por falta de oportunidades em sua terra natal.
É um insulto à inteligente dos maranhenses, o que Roseana Sarney afirma nos programas eleitorais. Diz que vai fazer uma revolução na educação, mas corta do orçamento da Universidade Estadual do Maranhão, 47,5 milhões de reais. Diz que o Maranhão está bombando na geração de empregos, mas em 2009 o Maranhão e o Amazonas foram os únicos estados da federação que tiveram variação negativa na geração de empregos. E entre os dois, adivinhem quem teve o pior desempenho? O Maranhão ficou na “lanterninha” mais uma vez, com variação negativa de -4.78%, enquanto o resto do Brasil cresce.
É revoltante, assistir um filme de 1966 do Glauber Rocha sobre o Maranhão. Na época, José Sarney era o governador do Estado. As cenas ali vistas – crianças brincando nas ruas sem qualquer tipo de pavimentação, com os pés nus, as casas de barro e com telhado de palha – é um retrato do que se vê em Vitória do Mearim e nas outras cidades maranhenses hoje em dia, passados 44 anos.
É por isto que eu não calo: #ForaRoseanaSarney.
ResponderExcluirAqui, em São Luís, também faremos um movimento.
È importante levar essas informaçoes aos jovens de Vitória, pena que o acesso a internet ainda é previlegios de poucos,devido a falta de politicas direcionada ao jovones vitorienses!!!!!
ResponderExcluirmais uma vez a juventude mostra que ñ pod ficar calada diante da situação q se encontra o nosso MARANHÃO....muito bem pessoal ... vamos q o MARANHÃO eh de todos nós....
ResponderExcluirParabéns pelo movimento. É de pessoas como vocês que o Maranhão está precisando. E acredito que só assim podemos mudar este estado tão rico e tão pobre ao mesmo tempo. Vamos fazer valer nossa democracia, e acabar com esses 44 anos de atraso!
ResponderExcluirÉ a pura verdade camaradas, no dia 03 de outubro, vamos ENTERRAR DE VEZ DA POLÍTICA a FAMOSA FAMILIA SARNEY, que já apanhou em 2006, e agora em 2010 vai apanhar novamente, só que desta vez é para um ex-juiz federal, e vamos ver no que vai dar... o bicho vai pegar VIVA A VITÓRIA DE FLAVIO DINO = 65
ResponderExcluirIsso é uma vantagem!!! vcs axam isso muito bonito.. tudo sem noção, vão dizer que querem que o velho saia do asilo e retorne pra cadeira de governador?? Jamais.. O povo maranhense não irár se engana de novo, dando chance para um velho que pensava que governar o maranhão fosse igual governar São Luis... SOU ROSEANA E NÃO ABRO..
ResponderExcluiroBS.: Declaração de um Jovem Vitoriense.
Resposta ao Jovem Anônimo: O ímpeto juvenil cega por vez o que é latente, facilmente constatável; àqueles que brigam de forma ferrenha, partindo em defesa da Roseana Sarney; o que tenho a dizer é bem simples: o voto é uma manifestação livre. No entanto, convido você a tirar uma foto, apenas uma foto, do bairro, da rua, da sua escola, enfim a SUA REALIDADE hoje. E caso, a Roseana Sarney seja eleita, ao fim de seu mandato, tire outra foto no mesmo local da primeira. E apenas constate! Mas não seja simplista, pois não é a intenção. Constate, tendo como ponto de partida, se tratar do GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO.
ResponderExcluirOra, é possível, afinal a internet aproxima as pessoas, encurta distâncias, facilmente, poderá comparar se a situação da sua foto final, se repetiu para todo o Estado. O fato é que no fim: VOCÊ CONTRIBUIRÁ SIGNIFICATIVAMENTE PARA ESTE RESULTADO. E, sabendo o peso de cada uma dessas palavras, espero sinceramente que a realidade mostrada na foto final tenha mudado, pois assim, não terá que conviver com o Remorso ou a Culpa!
Obs.: Esqueci de mencionar, infelizmente, de acordo com o IBGE (2009), apenas 9,3% dos lares maranhenses possuem um microcomputador com acesso à internet...PENSE NISSO!
Fonte: www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ma&tema=pnad_2009
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResposta ao jovem anônimo:Sim, é vantagem sim!!!...e ao contrário do que vc fala temos muita noção da nossa realidade,são mais de 40 anos de atraso e nem com quatro anos na mão de um "velho" ,como você disse,não foram suficientes para mudar a realidade do nosso estado,somos ainda o ultimo da fila com os piores indocadores sociais do nosso país. Na verdade o projeto é à longo prazo temos que lutar por mudanças profundas na estrutura social da nossa cidade e de nosso estado;ajudando pessoas como você a pensar um pouco mais sobre nossa polítca,pois não é simplismente jogando na mão de uma familia o poder e o controle de um estado cegamente como vc diz:"sou e não abro" é melhor rever seus conceitos e começar a ABRIR seus horizontes...
ResponderExcluirsou vitoriense também, e acredito em uma cidade e um estado melhor,não me contentarei com essa atual realidade.
não sou anônimo;acredito até que seja crime escrever o que pensa e não dar as fontes...( a cara)
digo o que penso mas mostro quem sou,
ALEX SANDRO LOPES CORDEIRO;
Graduando em Ciências Sociais pela UFMA
e vitoriense com muito orgulho!!!
Acorda, Maranhão!
ResponderExcluirA juventude vitoriense já está se movimentando. A nossa união no pequeno protesto em 7 de setembro, em Vitória do Mearim, já nos faz forte e continuaremos nesse projeto que visa a melhoria do nosso Estado e da nossa cidade natal. Chega de alienação, chega de acomodação!
ForaRosengana!
A juventude vitoriense praticou um ato que é característico em todo o maranhão,onde pessoas não suportam mais viverem sob as intolerâncias de uma família que se mantém no poder a 44 anos usando a corrupção.
ResponderExcluirA revolução educacional prometida desde 1994 por roseana assim como seus projetos são mentiras,até a presente data o maranhão agoniza na educação,saúde e não consegue sair da lanterna em geração de emprego.
Eu prefiro ir as ruas e manifestar o meu descontentamento com governo,do que viver escravizado pelas algemas da alienação do sistema.